Medicina e Segurança do Trabalho

“NENHUMA EMPRESA SE ESCUSA DE CUMPRIR A LEI, ALEGANDO QUE NÃO A CONHECE”

Todas as empresas que possuem funcionários e que não se adequarem ao e-Social estão sujeitas a multas.

A obrigatoriedade das empresas com relação à Saúde e Segurança dos Trabalhadores sempre existiu, mas grande parte das informações eram registradas em documentos que eram engavetados. Como o e-Social se trata de um monitoramento eletrônico e online, aumentará exponencialmente as fiscalizações, tornando fundamental o cumprimento da legislação por parte das empresas.

É muito comum relacionar a Medicina e Segurança do Trabalho somente à legislação brasileira e suas exigências para com as empresas. Exames admissionais e demissionais são bons exemplos, além de outras práticas que visam a prevenção de acidentes e enfermidades relacionadas ao trabalho. O objetivo é garantir a saúde e a integridade dos funcionários da empresa — mas não é só isso!

O que é Medicina e Segurança do Trabalho?

A Medicina e Segurança do Trabalho é um conjunto obrigatório de práticas médicas, técnicas e políticas que devem ser adotadas pelas empresas. Seu objetivo é garantir a saúde e a integridade física e psicológica de empregados, em ambiente de trabalho seguro e saudável.

Essa regulamentação (Lei n° 6.514/1977) consta no capítulo V da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Ela dita as regras e as responsabilidades das empresas e dos trabalhadores no que diz respeito a higiene básica, a organização e ao conforto em qualquer atividade — além da segurança, é claro.

Uma série de 36 Normas Regulamentadoras (NRs) detalham, por setores específicos, como devem ser as práticas médicas e de engenharia nesses ambientes. Essas normas tratam de manejo de equipamentos, eletricidade, água e atividades insalubres (devido ao uso de produtos químicos ou barulho).

Além da CLT e das NRs, outras portarias, decretos, normas brasileiras (NBRs) e convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) também ajudam a promover o exercício da Medicina e Segurança do Trabalho.

A Saúde MedCenter possui profissionais qualificados e estrutura para ajudar a sua empresa a se adequar às normas relacionadas à Medicina e Segurança do Trabalho, evitando assim sofrer pesadas multas por descumprimento da legislação.

A Saúde MedCenter elabora todos os certificados e documentos alusivos à Medicina e Segurança do Trabalho, inclusive PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), LTCAT (Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho), avaliações e laudos ambientais, ASO (Atestado de Saúde Ocupacional), treinamentos e exames em geral.

A clínica pratica preços bastante competitivos para empresas. Por exemplo, ASO a partir de apenas R$ 50,00.

Para mais informações, entre em contato por telefone (21)3551-4090, WhatsApp (21)96590-6670 ou e-mail contato@saudemedcenter.com.br.